domingo, 11 de outubro de 2009

Nobel da Paz para Obama

Nunca postei nada com uma opinião e talvez por isso estes blogs sejam mesmo chatos. Aqui inauguro essa hipótese. espero não reincidir! Eh Eh

Realmente o Nobel de Obama é surpreendente à primeira vista e a simples leitura dos jornais confirma que a maior parte das pessoas que, como eu, sempre viram nele uma luz no fundo do túnel do desalento em que os dois mandatos de Bush mergulharam o mundo, recearam mais as sua consequências no que iria permitir de críticas, do que rejubilaram com a notícia.

De qualquer forma a ideia recorrente de que ainda não fez nada para além de boas intenções parece-me totalmente redutora. Acontece que fez. Talvez não tenha conseguido na Casa Branca resolver a maior parte dos atoleiros que encontrou no mundo aquando da sua posse ( e que qualquer criatura minimamente bem informada não poderia esperar que se desatassem apenas com a vontade esclarecida de um homem, por mais bem intencionado que seja, contra ao trabalho constante de milhares que penedem que tudo fique na mesma ou de preferência pior) mas não é justo esquecer toda o seu percurso de vida que demonstra o continuado empenhamento no diálogo e no respeito pelos outros como via de resolução de problemas.

Obama simplesmente já fez e já mostrou aquilo em que acredita. O Nobel é apenas uma declaração do Comité Norueguês em como subscreve esses valores. Por uma vez haja esperança.

Sem comentários: